Botafogo

Por mais incrível que possa parecer o Botafogo pode fechar a Taça Guanabara sem ter uma partida sequer exibida em TV aberta, isso porque o clube não teve nenhum jogo transmitido nas oito rodadas de classificação e caso não enfrente o Flamengo em uma eventual semifinal (já que o jogo do rubro-negro nas semifinais sempre é o escolhido pela Globo) e não se classifique para decisão o Glorioso pode terminar o turno sem ser visto pelo grande público.

Na 6ª rodada em que o Botafogo teria o confronto contra o Resende mostrado em TV aberta, mas em cima da hora foi trocado por Friburguense x Flamengo, que segundo a Veja a Globo achou ser mais forte para fazer frente a “José do Egito”, após Fluminense x Friburguense ganhar por apenas um ponto na audiência no Grande Rio da minissérie bíblica semanal da Record.

Tal situação só ocorre com o Botafogo, já que os outros grande do futebol carioca não sofrem do mesmo problema. Ao final da primeira fase da Taça GB Vasco e Flamengo fecham o turno com três aparições, enquanto o Fluminense com duas.

A não exibição gerou revolta no diretor executivo do Botafogo que em entrevista ao UOL Esporte rasgou o verbo “Estamos demandando que seja mudado. Não existe contrato. Eles têm o direito a transmissão, mas não a obrigação. Se não querem transmitir os nossos jogos, que liberem o Botafogo para fazer contrato com outras emissoras. Contratamos o Seedorf e mexemos com o Rio, mas tratam o Botafogo como time de segunda categoria”.